quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Visita aos Bombeiros de Melo - Jardim de Infância e EB1 Melo



     Demos entrada pelo Bar onde se encontra o lema de todos os Bombeiros, "VIDA POR VIDA" ladeado pelo seu emblema e pelo brasão da aldeia de Melo.

              O Sr. Comandante dos Bombeiros de Melo começou por fazer uma palestra sobre os deveres dos Bombeiros, frente a uma relíquia do ano 1940 que é o ex-líbris desta instituição.


              Falou-nos das adaptações sofridas ao longo dos tempos, tudo em prol de ajudar o próximo.

    Observámos as várias ambulâncias que se encontravam no edifício e que se destinam ao socorro em caso de acidente e ao transporte de doentes.


    Em pormenor vimos por dentro o equipamento que uma ambulância deve ter para socorrer os doentes.
    Tivemos oportunidade de ver a simulação do transporte de um sinistrado  com problemas de coluna numa maca própria para tal.
             No exterior observámos os carros destinados ao combate aos incêndios. Existem veículos próprios para o combate a incêndios em meio rural e urbano.
       
              Os Bombeiros de Melo também estão equipados com material de desencarceramento, tendo nós a oportunidade de o ver em acção. 
           Para melhor vermos o carro de combate aos incêndios, um Bombeiro pôs em sítio mais visível o auto-tanque projectando água.

            De tão entusiasmados que estávamos, o mesmo bombeiro levou-nos a dar uma volta no auto-tanque pela praça de Melo, situada logo na entrada do quartel.
              Para finalizar a nossa visita tivemos o privilégio de entrevistar o bombeiro mais idoso da Corporação de Melo. Possui  92 anos e falou-nos sobre algumas aventuras que viveu ao longo da sua vida de Bombeiro.



         Melo, 12 de Novembro de 2010
            
A Educadora - Patrocínio Andrade
         As Professoras - Francisca Reis e Isabel Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário