quarta-feira, 7 de maio de 2014

Compostagem no 1.º e 4.º ano da escola de VNTazem

Sabia que …
A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica, que consiste na degradação biológica de resíduos orgânicos domésticos, originando uma substância designada por composto?
Solução eficaz para reciclagem de lixo orgânico, a compostagem doméstica é uma prática de múltiplos benefícios. Primeiro, pelo impacto positivo ao meio ambiente, ao reduzir em até 75% o volume de resíduos orgânicos depositados nos aterros sanitários. Segundo, porque possibilita a fabricação de fertilizantes nutritivos para uso em hortas, vasos e jardins a custo zero.





Praticamente todo o resto de alimentos pode ser transformado em composto. Cascas de frutas, legumes e ovos, borra de café, saquinhos de chá, podas de jardinagem, guardanapos de papel e palitos de fósforo são alguns exemplos. Não use restos de comida temperada, frutas cítricas, estercos de animais, cinzas de cigarro, gorduras animais e restos de carne. "Até mesmo sobras de alimentos cozidos e estragados, desde que em quantidades moderadas, podem ir para a composteira", revela Gabriel Morales, Gerente do Projeto Composteira para Todos do Morada da Floresta, residência ecológica em São Paulo.
A qualidade do produto final vai depender do tipo de resíduo depositado na composteira. Em geral, quanto maior a diversidade dos materiais depositados, melhor será a qualidade do produto gerado. 

Além de separar o lixo reciclável para a coleta seletiva, reaproveitar materiais e evitar o desperdício, ainda é possível minimizar o lixo orgânico descartado na natureza. Tem uma horta ou jardim em casa? Que tal fabricar seu próprio adubo? Ou se não tem, pode doar ou vender o material. O adubo feito com lixo orgânico, conhecido como compostagem doméstica, fornece muitos nutrientes para o solo e ajuda a reduzir impactos ambientais.

Sem comentários:

Enviar um comentário